Proposta Pedagógica

O Colégio JR se preocupa essencialmente com a formação do ser humano, para que possa enfrentar os desafios emocionais e profissionais que encontrará ao longo da vida. Por isso é tão importante ensinar valores como esperança, solidariedade, justiça, amizade, honestidade, união, dedicação e a vontade de aprender e de construir um mundo de paz.

Nosso objetivo, portanto, é educar para a vida, fazendo com que o aluno cresça em todos os sentidos. A escola não é colocada apenas como um espaço formal de aprendizagem, mas sim onde se adquire o conhecimento por meio de experiências vividas.

Os educadores se empenham tanto em construir conhecimentos, quanto em ensinar valores que são a base para que, no futuro, o aluno seja um adulto feliz, capacitado e consciente de seu papel na sociedade.

Para atingir esta proposta, o estudo das diversas áreas do conhecimento tem como significado último: criar, refletir, construir, aprender, participar, expressar, conversar e, acima de tudo, entender o mundo e seus problemas; a liberdade e seus limites; ser solidário, amar e respeitar o próximo conforme os ensinamentos da Lei de Deus; fazer a relação destes conceitos com os conteúdos que “ganham vida” quando o aluno coloca significado no que aprende, ou seja, faz relação da teoria com o mundo real; além de entender, respeitar e educar o próprio corpo.

“O homem é um ser social que busca exprimir seu modo de ser e estar na companhia dos outros seres humanos, reflete sobre a sociedade, volta-se para ela, seja para criticá-la, seja para afirmá-la, seja para superá-la”.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” (Paulo Freire)

Os trechos citados ressaltam duas características fundamentais do ser humano: em toda sociedade, da mais desenvolvida é mais rudimentar, percebe-se a visão de mundo que o homem possui e sua capacidade de adaptação; a sociedade se caracteriza pela interação entre os homens e pela maneira como aprendem formal ou informalmente a se relacionar.

Por isso, pode-se concluir que o homem, ao mesmo tempo em que é um homem privilegiado por tomar contato com essas diferentes leituras de mundo e assim formar a sua própria, também sofre as consequências de seus atos impensados, fruto da ambição humana e da ganância pelo poder.

Por outro lado, nós seres humanos podemos e temos de colaborar uns com ou outros, fazermos nossa parte: considerando que a educação de modo geral, é uma das maiores “armas” de que dispomos, podemos crer que o sentido da vida é construído etapa por etapa, pela família, sociedade e escola, que a produz, e por nós, homens e mulheres que dela fazemos parte, analisando-a, convivendo uns com os outros, modificando-a e que, ao longo do tempo, fazemos nossas escolhas, decidimos o melhor caminho a seguir.

O escritor Ítalo Calvino, em um texto famoso – “Por que ler os clássicos?” afirma que a escola deve fazer com que o aluno conheça bem ou mal um certo número de clássicos dentre os quais (ou em relação aos quais) ele poderá depois reconhecer os ‘seus’ clássicos. Esse é um pequeno exemplo do que a escola pode fazer para criar cidadãos. “Ela é obrigada a dar-lhe inúmeros instrumentos para efetuar uma opção: mas as escolhas que contam são aquelas que ocorrem fora e depois de cada escola.”

Esse é o nosso objetivo: intentamos oferecer a nossos educandos instrumentos que o auxiliem em suas escolhas. Não escolhas aleatórias, impensadas, pelo contrário. Escolhas que sempre considerem o ser humano em sua plenitude e o bem da coletividade.

Sabemos que as escolhas são deles; faremos tudo para que falam bom uso delas.

Princípios filosóficos

A Estática da Sensibilidade, a Política da Igualdade e a ética da Identidade estarão presentes em todos os trabalhos.

O Colégio JR pauta a sua atuação educacional em valores como aprendizagem, disciplina, responsabilidade e ética.

Aprendizagem, porque buscamos a excelência em educação, e queremos que os nossos alunos sejam, de fato, construtores de um mundo melhor em termos de pesquisa, ambientalismo e busca incessante pelo saber.

Disciplina, porque precisamos de seres disciplinados, que respeitem a si e ao próximo, que se esforcem para viver em um mundo de paz. E disciplina começa no dia-a-dia, no uso adequado do uniforme, fazendo a lição de casa, respeitando os prazos de entrega dos trabalhos, respeitando os horários de entrada e saída, apresentando hábitos saudáveis de vida e convivência social pacifica.

Responsabilidade começa desde cedo: na entrega dos trabalhos escolares, na assiduidade, no fato de trazer para a escola todo o material necessário á aula.

Ética, porque o mundo necessita urgentemente de indivíduos éticos que saibam fazer escolhas adequadas, visando o bem comum.

Estes pressupostos do Colégio estão comprometidos com a qualidade educacional que buscamos oferecer.

No limiar de uma nova era, a Educação se apresenta como uma forte possibilidade para ajudar a desenvolver indivíduos mais capazes de manter e sustentar a qualidade de vida que o mundo necessita.

Objetivos

No processo de sistematização dos nossos trabalhos, decidimos subdividir o projeto nos seguintes subtemas a serem trabalhados a cada bimestre: ética geral, pluralidade, ambiente, paz, bioética, consumo, violência, vida, globalização e a comunicação no mundo, solidariedade, fome, diversidade religiosa, ética e profissão, saúde, respeito á mulher, política e trabalho, juventude e atitude.

Obedecendo a essa ordem, esperamos que até fim do processo possamos contribuir para que o aluno seja capaz de:

  • Compreender o conceito de ética nas perspectivas filosófica e religiosa, bem como sua importância para a felicidade;
  • Exercitar a ideia de pluralidade e tolerância;
  • Perceber a importância da preservação ambiental para a valorização da vida;
  • Valorizar a paz e repudiar qualquer forma de violência;
  • Familiarizar-se com as grandes discussões no campo da bioética;
  • Analisar de forma crítica os valores incitados pela cultura de consumo;
  • Sensibilizar-se para atitudes de solidariedade;
  • Compreender a importância do diálogo entre a família;
  • Analisar a questão da fome em tempos de globalização;
  • Compreender a importância da ética na vida profissional;
  • Respeitar a diversidade religiosa;
  • Respeitar as diferenças de gênero e a diversidade sexual;
  • Compreender o papel da juventude no processo de transformação política